Neste ponto encerramos nossa visita. Ao cruzarmos a imponente porta verde da antiga Catedral, encontraremos a área comercial, o espelho d’água, o Monumento Memórias do Sal e o Centro de Convenções da Catedral de Sal de Zipaquirá, palco de Educação e Cultura nas profundezas do terra. Está localizado em uma antiga câmara de mineração, com 10 metros de largura, 16 metros de altura e 80 metros de comprimento.
Em direção ao centro do caminho, à sua direita, encontramos o espelho de água que atrai todos os turistas pelo seu encanto. Mede 80 metros quadrados e 10 cm de profundidade. Convidamos você a se recostar no corrimão, olhar para baixo e se conectar com a superfície.
Descobrimos dois fenômenos ópticos: reflexão e refração da luz que nos permite ver uma câmara profunda diante de nossos olhos. No final da área comercial do lado esquerdo, você pode se conectar com o Monumento Memórias do Sal, onde o artista Zipaquieño Carlos Penagos exalta a Muisca fazendo oferendas de sal, com a representação de árvores locais como o carvalho e o urso mão, e corujas com cabeça de coração que, segundo os Muiscas, representam inteligência e conhecimento. À direita, encontram o desenho de uma grande aranha que, segundo a interpretação do artista, representa paciência e trabalho.
Lembre-se que na porta da Área Comercial, você encontra o stand da Orpheo para a devolução do áudio guia.