praça da comunidade

Cenário da história de Zipaquirá.

trama

Explorar dentro da catedral diocesana

trama

Plaza de los comuneros, Zipáquirá foi palco de grandes eventos nacionais, como a revolta dos comuneros em 1781 convocada por Dom Juan Francisco de Berbeo, que liderou e iniciou a marcha dos comuneros em Socorro Santander e pretendia culminar em Santa Fé com a apresentação da lista de requisitos da comunidade.

Esta marcha durou 3 meses e conseguiu reunir 20.000 membros da comunidade que se juntaram à causa ao longo do caminho. A pocos kilómetros de llegar a su destino, negociadores enviados por el virrey los detuvieron en Zipaquirá y la corona española prometió en este lugar atender las 35 peticiones plasmadas en el pliego, pero el incumplimiento de lo acordado dio argumento para el logro de la independencia 29 anos depois.

tramasuperior

Em 3 de agosto de 1816, o senhor Pablo Murillo deu a ordem para a execução dos mártires Zipaquireños nesta praça. Foi pavimentado em 1823.

tramasuperior

Para o ano de 2003 foi transformado na praça aberta que vemos hoje, em torno dela está a casa do governo, o palácio municipal, a sala do conselho e a casa diocesana que está localizada no lado norte da praça, que era o obra do arquiteto capuchinho Dominico Perez de Petrés, contratado em 1805. Em 1967, um forte tremor danificou a estrutura e entre 1968 e 1969 iniciaram sua restauração, removendo rebocos internos e externos, o que evidenciou uma beleza estrutural baseada em pedra e tijolo. intercaladas, o que revela o trabalho minucioso e minucioso na sua construção.

Continue sua visita

Projetado por Orpheo Colombia SAS para o Parque de la Sal de Zipaquirá © 2022.
Todos os direitos reservados.